Comitê Italiano está envolvido no esquema de agendamento de passaportes no PR
Acordo concede desconto na taxa cobrada para o agendamento de passaportes junto ao consulado italiano de Curitiba
O órgão que deveria fiscalizar a lisura no atendimento consular e lutar pelos direitos dos italianos no Brasil, o Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ está supostamente envolvido na venda de agendamento para emissão de passaporte aos italianos residentes nos estados de Santa Catarina e Paraná. É o que garante a revista Insieme, que se fez passar por um cliente para revelar o esquema.
Um acordo feito entre Walter Antônio Petruzziello, advogado e presidente do Comites, e os responsáveis pelo site “Prenota4u” concede um desconto na taxa cobrada para o agendamento de passaportes junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba. “Temos, sim, desconto para quem é indicado pela (sic) Comites PR/SC”, respondeu a “equipe Prenota4u”.
Em vez de pagar R$ 349 pela vaga, os cidadãos italianos que mencionarem a indicação do Comites pagam apenas R$ 299 para um agendamento que é conseguido “normalmente” dentro do prazo de quinze dias.
Petruzziello nega que tenha feito a negociação em nome do órgão que preside, mas sim em seu nome pessoal. “Apenas me identifiquei como presidente do Comites e advogado”, diz ele. Ele disse que o site ofereceu um comissionamento sobre cada indicação, mas o presidente preferiu que o valor fosse revertido em uma tarifa menor para os seus indicados.
O agendamento online, chamado de Prenota, é um dos maiores problemas nos consulados italianos na América Latina. Curitiba e Rio de Janeiro, onde conseguir uma vaga para o serviço de reconhecimento da cidadania é missão quase impossível, lideram as reclamações. Em Buenos Aires, por exemplo, um cidadão comum demora de 2 a 3 anos para conseguir uma vaga para o mesmo serviço, mesmo tentando todos os dias. Já os agenciadores profissionais conseguem agendar em questão de dias.
O QUE SÃO OS COMITES